Há muito a considerar ao escolher uma interface de áudio. Embora possa parecer uma grande lista de coisas para manter em linha reta, não é. Aqui estão três perguntas para ajudar a identificar a interface perfeita para suas necessidades.
Você acompanha e mixa bandas completas, ou apenas grava sozinho em casa? Talvez você seja um cantor / compositor que procura entregar demos polidas para uma banda de apoio, ou um produtor profissional que precisa de um arsenal completo de entradas e saídas para grandes mixagens. Vamos aprimorar os recursos que você deve estar mais ciente com base em suas necessidades de produção.
Até recentemente, simplesmente não havia uma maneira de gravar e mixar áudio de som profissional sem gastar milhares de dólares em equipamentos analógicos volumosos, microfones e monitores de ponta. Hoje, os discos vencedores do Grammy podem ser feitos em um quarto. Então, se você planeja gravar apenas sua voz e uma guitarra ou teclado, ou seu processo envolve camadas (overdubbing) instrumentos ao vivo ou virtuais – considere uma interface básica de dois ou quatro canais com conversão de áudio de qualidade e aloque qualquer dinheiro restante para melhores microfones e tratamento acústico.
À medida que sua coleção de microfones e biblioteca de acessórios cresce, você pode se encontrar passando da categoria de “produtor de quarto” para o proprietário do estúdio de projeto. Com isso vem a necessidade de entradas e saídas expandidas.
Considere uma interface de montagem em rack ou de desktop que possa acomodar confortavelmente a E/S analógica necessária para lidar com vários microfones e sinais de áudio simultaneamente. Normalmente, você precisará de um mínimo de quatro prés de microfone para rastreamento e várias saídas para rotear sinais para fones de ouvido, monitores ou processadores de hardware.
Nesta fase, uma única interface pode ser simplesmente muito limitada para suas necessidades. Portanto, considere investir em sistemas de computador e plataformas de gravação que permitam recursos como encadeamento entre interfaces para que você possa escalar e expandir melhor à medida que seu estúdio cresce.
Nos estágios iniciais da construção de um estúdio, o espaço é uma mercadoria séria. O equipamento de rack, embora visualmente atraente e de aparência profissional, pode ser caro e complicado. Por outro lado, as interfaces de desktop nem sempre atendem à contagem de pré-amplificadores e aos requisitos de E/S necessários para gravar uma banda ao vivo. Vamos expandir os prós e contras da montagem em desktop versus rack.
O objetivo final de qualquer interface é o mesmo: passar sinais de áudio de e para o seu computador. As melhores interfaces de áudio oferecem conversores de áudio A/D e D/A de alta qualidade, entradas e saídas adicionais e opções de monitoramento adicionais – mas esses recursos premium não são reservados apenas para interfaces de montagem em rack mais caras.
Muitas interfaces de áudio de desktop oferecem os mesmos benefícios sonoros que suas contrapartes de montagem em rack, com um fluxo de trabalho simplificado e acesso mais fácil a opções de monitoramento, intercomunicação e saídas de fone de ouvido. Além disso, seu fator de forma menor significa que eles podem ser escondidos em uma mochila ou bolsa de laptop para rastreamento e mistura em movimento.
Em última análise, se você precisar de apenas um poucas entradas / saídas analógicas e não estiver rastreando e mixando projetos comerciais em grande escala, uma interface de áudio de desktop de qualidade é uma ótima solução.
Para muitos de nós, um computador e DAW básico é o ponto de partida para gravar e mixar nossa própria música. Se você estiver executando um sistema operacional Mac ou Windows, considere as conexões internas do seu computador ao decidir qual interface de áudio comprar. Vamos nos concentrar nos três grandes.
Thunderbolt é o atual campeão da transferência de dados. Com velocidades de transferência de até 40Gbps, é muito mais rápido do que outras conexões existentes e está amplamente disponível e é compatível com sistemas Mac e PC mais recentes.
O Thunderbolt tende a ser o formato principal em interfaces mais sofisticadas, como a linha de desktop e montagem em rack Apollo X. É compatível com versões anteriores e, mais importante, suporta a capacidade de encadear entre dispositivos. Isso significa que você pode conectar interfaces adicionais ou outro hardware Thunderbolt para entradas e saídas adicionais à medida que seu estúdio cresce, tudo isso enquanto salva essas preciosas portas de conexão em seu computador.
De todos os formatos atuais de transferência de dados, o USB ganha pela longevidade. As diferentes iterações do USB provam que é uma opção perfeitamente viável em uma ampla gama de equipamentos. As interfaces USB estão disponíveis para Mac e PC, no entanto, os modelos Apollo Twin USB e Apollo Solo USB da Universal Audio são projetados especificamente para usuários do Windows.
Embora pareça que o USB tem o poder de permanência por enquanto, graças às suas velocidades de transferência adequadas e conectividade com versões mais antigas, é importante notar que, embora todas as portas Thunderbolt atuais possam aceitar USB-C, nem todas as portas USB-C aceitam Thunderbolt. Sem conectividade cruzada e a capacidade de encadear dispositivos, juntamente com velocidades de leitura / gravação inferiores em comparação com o Thunderbolt, os sistemas que dependem exclusivamente de USB são menos escaláveis e adaptáveis a futuros tipos de conexão.