Projetado após o lançamento em 2016 do controlador MIDI Touché, o Osmose trouxe toda a tecnologia utilizada há anos – no centro de pesquisas da Expressive-E – para este teclado único.
Ele eleva a experiência do instrumentista ao introduzir um novo cenário de recursos para que músicos interajam com o som e produzam música de novas maneiras. Cada nota pode ser articulada de forma independente com possibilidades expressivas únicas.
O maior desafio foi implementar todas as tecnologias relacionadas à expressividade no formato característico de um piano que os músicos usam há séculos. A criação de um novo tipo de teclado gerou muitos obstáculos à produção industrial e, em última análise, exigiu uma simbiose total entre chips DSP e o hardware convencional do instrumento.
Foram conduzidas centenas de sessões de testes em campo para ajustar o complexo projeto do sintetizador. Os artistas desempenharam um papel tremendo no refinamento do Osmose, fornecendo feedback preciso sobre as sensações do teclado, o que ajudou a moldar uma nova ferramenta ergonômica, relevante para músicos de vários cenários musicais e horizontes culturais.
E graças ao apoio destes parceiros, o Osmose se tornou uma realidade.
Um novo tipo de sintetizador
Apoiado por um poderoso processador de sons, desenvolvido em colaboração com a empresa de áudio Haken Audio, o Osmose oferece mais de 500 timbres. Cada um deles foi ajustado para oferecer o máximo do inovador mecanismo de expressividade. Estes timbres cobrem muitos gêneros musicais incluindo pop moderno, trilhas sonoras de filmes, música eletrônica, design de som e música tradicional instrumental.
Feito para inspirar, o Osmose, sem dúvida, proporciona uma experiência lúdica baseada em características familiares e, portanto, apresenta uma curva de aprendizado suave. Além dos benefícios dos instrumentos MPE (extensão do protocolo MIDI tradicional), sem a necessidade de reaprender inteiramente um novo instrumento.
O que os artistas dizem sobre o Osmose
“A presença de Osmose inspira uma vibração agradavelmente incomum.” — AR Rahman (compositor e vencedor do Grammy, 127 Horas / Quem Quer Ser um Milionário)
“Todos nós sabemos como é difícil atingir esse nível de perfeição.” — Jean-Michel Jarre (pioneiro da música eletrônica e artista solo)
“Você conseguiu, você superou o CS-80!” — Flying Lotus (produtor vencedor do Grammy, Mac Miller, Thundercat / fundador do selo Brainfeeder)
“Agora posso ser muito mais expressivo e ir mais longe com sons realistas.” — Tarik Azzouz (vencedor do Grammy, produtor de trap / Jay-Z, DJ Khaled, Rick Ross)
“O nível de expressão que você pode obter neste teclado não tem precedentes. É inacreditável!” — Bill Laurance (vencedor do Grammy, Snarky Puppy)
“O Osmose é a evolução mais significativa do teclado preto e branco como o conhecemos. Qualquer um que pensa que teclado não é um instrumento expressivo só precisa experimentar o Osmose.” — Jordan Rudess (tecladista indicado ao Grammy, Dream Theater)
“Osmose é um avanço incrível no mundo dos instrumentos de teclado, ele abre um novo horizonte.” — J3PO (pianista/tecladista e produtor/tecladistas de Marcus Miller)
Sobre a Expressive-E
Expressive-E é um fabricante francês de instrumentos eletrônicos, cuja missão é melhorar a forma como os músicos interagem com sons, criando uma experiência musical muito mais intuitiva e poderosa.
O seu objetivo é permitir uma ligação perfeita entre os artistas e os seus instrumentos. Expressive-E criou os premiados controladores MIDI Touché e Touché SE, bem como a gama de instrumentos modelados em software Arché e vários bancos de som criativos, incluindo a coleção MPE.
Seu primeiro sintetizador de hardware independente, Osmose, estabelece um novo padrão para a expressividade da música, sendo um instrumento eletrônico fácil de usar que desbloqueia novas maneiras de controlar o som por meio de gestos familiares.
Sobre Haken Audio
Antes da parceria com a Expressive-E, o mecanismo de som EaganMatrix da Haken Audio era reservado exclusivamente para os instrumentos Continuum Fingerboard e ContinuuMini.
Cada membro da equipe Haken Audio tem mais de 25 anos de experiência trabalhando em design de timbres. O fundador, Dr. Lippold Haken, começou a trabalhar no Continuum no início da década de 1980, e na última década trabalhou com Edmund Eagan no desenvolvimento do EaganMatrix, um mecanismo de som inspirado em sintetizadores modulares otimizado para o dedo humano com movimentos tridimensionais do Continuum Fingerboard.